segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Quatro fogos preocupantes, sobretudo em Porto de Mós

Incêndio progride com grande intensidade, segundo a Proteção Civil, e é o que mobiliza mais meios . Outros a mobilizar bastantes meios lavram em Baião (Porto), Resende (Viseu) e Celorico de Basto (Braga).
Há quatro fogos que preocupam a Proteção Civil esta manhã de segunda-feira e que juntam várias centenas de operacionais no terreno. O incêndio que progridiu com grande intensidade durante a manhã e mobiliza mais meios é o do concelho de Porto de Mós, distrito de Leiria. Pelo meio-dia, estava controlado, segundo o presidente do município, que advertiu porém para os riscos de uma mudança no vento. Quanto aos outros, as chamas propagam-se em Baião (Porto), Resende (Viseu) e Celorico de Basto (Braga).
O incêndio em Porto de Mós começou ontem, o dia com mais fogos desde o início do ano. Lavra com duas frentes ativas, no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. Pelas 12:00, o incêndio foi dado como controlado, mas o vento pode mudar a situação.
"Neste momento, a situação está controlada. Regista-se menos vento e temos seis meios aéreos no terreno. Apesar de as coisas estarem controladas, estamos apreensivos, porque a qualquer momento as condições meteorológicas podem alterar-se e soubemos que o vento poderá mudar daqui a algum tempo", disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Porto de Mós, João Salgueiro.
"Houve duas a três casas em risco, mas teve-se a sorte de o vento voltar a alterar de direção. (...) Com o excelente trabalho dos bombeiros conseguimos controlar. Trata-se de uma zona complicada, com acessibilidades difíceis e com muita vegetação e pedras"
O autarca garantiu que já não há casas em risco.
Por precaução, um grupo de jovens que se encontrava numa colónia de férias na Quinta da Escola, em Alvados, em Porto de Mós, no distrito de Leiria, foi levado para o Centro de Ciência Viva do Alviela, no distrito de Santarém.
"Neste momento, o autocarro da Câmara já os está a ir buscar para regressarem a Alvados. Estamos a assistir a alguns reacendimentos, pelo que é preciso ainda muita cautela".
No terreno, pelo meio-dia, estavam mais de 200 operacionais, 65 viaturas e cinco meios aéreos.

Outros incêndios

No distrito do Porto, o fogo do concelho de Baião tem uma frente ativa e mobiliza 92 operacionais, 24 veículos e dois meios aéreos.
No concelho de Resende, distrito de Viseu, mais de 120 bombeiros combatem dois incêndios: um na localidade de Vila Verde (já em resolução), outro na aldeia de Talhada. Ontem, um piloto morreu na queda de um helicóptero enquanto fazia o combate às chamas em Castro Daire, no mesmo distrito. Esse incêndio já não consta da página da Proteção Civil nesta manhã de segunda-feira.
Já em Celorico de Basto, no distrito de Braga, já está em resolução o incêndio que ainda mobiliza meia centena de bombeiros e 14 meios terrestres.

Risco máximo de incêndio 

Entretanto, atenção que vários concelhos na grande maioria dos distritos de Portugal continental estão hoje em risco máximo de incêndio, de acordo com informação disponibilizada na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na Internet.
À exceção dos distritos de Évora, Setúbal, Beja e Lisboa, todos os outros têm vários concelhos em risco muito elevado de incêndio. No entanto, nestes quatro distritos há concelhos com risco muito elevado e elevado de incêndio.
Além disso, o IPMA colocou sob aviso laranja nove distritos devido à “persistência de valores elevados da temperatura máxima”.
Até às 20:59 de hoje estão sob aviso laranja os distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Castelo Branco, Portalegre e Braga, Santarém e Coimbra. Este aviso é o segundo mais grave de uma escala de quatro e indica situação meteorológica de risco moderado a elevado.
Entretanto, termina hoje à meia-noite de hoje o estado de calamidade pública preventivo decretado pelo governo na sexta-feira.
In TVI24