terça-feira, 22 de agosto de 2017

Fogo em Porto de Mós “praticamente extinto” mas com reacendimentos

O incêndio que deflagrou no domingo no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, no concelho de Porto de Mós, está hoje à noite "praticamente extinto", disse o presidente da Câmara, no distrito de Leiria.
Em declarações à agência Lusa, João Salgueiro afirmou, perto das 21:00, que o incêndio florestal está "praticamente extinto", registando-se "pequenos focos de reacendimento, em pequenas zonas circunscritas, onde não foi possível aos meios aéreos apagar [as chamas] na totalidade".
O autarca referiu que espera, por isso, uma "noite mais calma, mas ainda com bastante vigilância".
Às 21:24, a página da Proteção Civil classificava o incêndio como em fase de resolução.
A esta hora estavam no local 216 operacionais, apoiados por 68 meios terrestres.
O Plano Distrital e Municipal de Emergência e Proteção Civil foi ativado devido a este fogo.
De manhã, João Salgueiro revelou à Lusa que durante a madrugada o vento mudou e "houve duas a três casas em risco, mas teve-se a sorte de o vento voltar a alterar de direção".
"Com o excelente trabalho dos bombeiros conseguimos controlar. Trata-se de uma zona complicada, com acessibilidades difíceis e com muita vegetação e pedras", sublinhou, sublinhou que já não há casas em risco.
Por precaução, um grupo de jovens que se encontrava numa colónia de férias na Quinta da Escola, em Alvados, foi levado para o Centro de Ciência Viva do Alviela, no distrito de Santarém, tendo regressado a Alvados ao final da manhã.
"Desde as 00:00 de hoje, o país regista já um total de 157 ocorrências de incêndios florestais. Destas 157, temos neste momento 18 ocorrências ativas, a maior parte delas são ocorrências ainda numa fase inicial, sem expressão preocupante neste momento", indicou a adjunta de operações da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) Patrícia Gaspar, num briefing desta entidade em Oeiras, distrito de Lisboa, realizado às 19:00.
A esta hora, a Proteção Civil estava a monitorizar "mais de perto" a situação de sete incêndios florestais nos distritos de Castelo Branco, Leiria, Viseu, Viana do Castelo e Braga, "com uma importância um pouco mais elevada fruto das áreas onde deflagraram e também do número de meios [de combate] que já concentram".
"Uma das ocorrências que acompanhamos com mais pormenor é o incêndio em Porto de Mós, em Leiria", que deflagrou pelas 17:00 de domingo, avançou Patrícia Gaspar, referindo que grande fase do perímetro deste fogo se encontrava já em fase de resolução, embora com algumas reativações.
In Sapo24