terça-feira, 20 de junho de 2017

Incêndio no concelho de Góis obriga a evacuar aldeias

O fogo que lavra desde sábado no concelho de Góis sobre um agravamento esta manhã, tendo já obrigado à evacuação de três aldeias, disse fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Coimbra.
“Estão a evacuar as aldeias Velha, de Candosa e de Carvalhal do Sapo”, referiu.
A mesma fonte disse à agência Lusa que pode haver a necessidade de, ainda esta manhã, evacuar mais uma, a aldeia de Cadafaz.

O município de Góis faz fronteira com Pedrógão Grande e Castanheira de Pera, no distrito de Leiria, e com o concelho da Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra, para onde as chamas progrediram, após deflagrarem no sábado, em Fonte Limpa.

Esta manhã, a presidente da Câmara de Góis afirmou à Lusa que o incêndio no concelho de Góis chegou à União de Freguesias de Cadafaz e Colmeal, depois de estar “praticamente dominado” na freguesia de Alvares.

Lurdes Castanheira tinha afirmado também esta manhã que a situação podia "passar a ser gravíssima porque o incêndio passou de Pampilhosa da Serra".
“Nós temos uma situação grave e, se calhar, pode passar a ser gravíssima, porque o incêndio passou de Pampilhosa da Serra. Ficou praticamente dominado na freguesia de Alvares [em Góis], mas passou do concelho de Pampilhosa da Serra para uma outra freguesia do concelho de Góis e neste momento lavra com alguma intensidade”, indicou Lurdes Castanheira.

“Há imensos meios, viaturas, meios aéreos, mas é outra freguesia [afetada] neste momento, é a União de Freguesias de Cadafaz e Colmeal”, precisou. A autarca explicou que “o vento foi de tal maneira forte que projetou” o fogo. “Galgou o alcatrão, a estrada nacional 112, e passou para o concelho de Góis novamente, para outra freguesia”, enumerou. Lurdes Castanheira apontou que as chamas estão a afetar zonas de pinhal, mas podem vir a “ameaçar populações”.

De acordo com a informação disponibilizada no ‘site’ da Autoridade Nacional de Proteção Civil pelas 11:40, o incêndio em Góis está a mobilizar 666 operacionais, auxiliados por 228 viaturas e seis meios aéreos.

In Sapo24