quinta-feira, 31 de julho de 2008

Quatro corporações de bombeiros combateram incêndio urbano

Quatro corporações de bombeiros combateram de madrugada um incêndio urbano em Mafamude, Gaia, que começou no armazém de uma drogaria e ameaçou vários prédios de habitação, disse à Lusa fonte dos Sapadores de Gaia.

Segundo a fonte, na sequência do incêndio, dois moradores tiveram de ser transportados ao hospital devido a «doença súbita».

O fogo começou cerca das 22h15 de quarta-feira no armazém de uma drogaria, que ficou totalmente destruído, propagou-se ao armazém de um restaurante e danificou o exterior das habitações contíguas.

No local estiveram as corporações de bombeiros Voluntários de Coimbrões, Valadares e Avintes e os Sapadores de Gaia, com um total de 47 homens.

Estiveram também elementos da PSP e da PJ a investigar as causas do incêndio.

O fogo foi extinto cerca das 3h00.

Lusa

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Fogos florestais por controlar em Penacova e Torre de Moncorvo

Um incêndio começou hoje à tarde num eucaliptal em Friumes, concelho de Penacova, Coimbra, mobilizando cerca de 100 bombeiros no combate às chamas, de acordo com a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

Dois aerotanques Canadair e um helicóptero pesado foram também mobilizados para participar no ataque ao fogo, que começou às 15:49. Em terra, os bombeiros estão a utilizar 22 viaturas.

Vinte minutos antes começou em Lousa, no concelho de Moncorvo, distrito de Bragança, um outro incêndio numa zona de mato com acessos difíceis, que avançava em duas frentes às 16:45.

Quarenta bombeiros, dez viaturas e um helicóptero ligeiro foram destacados para a zona.

Lusa

Incêndio em habitação esta manhã em Oliveira do Hospital

Um incêndio deflagrou esta manhã, numa habitação, situada na zona de Vale de Ferreiro, na cidade de Oliveira do Hospital.

Os Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital foram chamados ao local e conseguiram evitar que o incêndio tomasse grandes proporções. Não houve, desta forma vítimas, verificando-se apenas danos materiais.

Este é o primeiro incêndio urbano verificado este verão no Concelho de Oliveira do Hospital. No que toca a incêndios florestais, ontem, por volta das 17h00, um incêndio deflagrou, na localidade de Vale Tordo, freguesia de Seixo da Beira, concelho de Oliveira do Hospital.

Além dos Bombeiros de Lagares da Beira, a corporação mais próxima do local, estiveram presentes também a corporação de Oliveira do Hospital, Tábua, Oliveirinha e Côja, contando ainda com o auxílio dos Voluntários de Seia, S. Romão, Gouveia e Louriga.

O incêndio foi considerado circunscrito por volta das 18h30, iniciando-se, de seguida, as habituais operações de rescaldo.

Rádio Boa Nova

Incêndio volta a deflagrar depois de ter sido dado como em Aldeia de Nogueira

Depois de ter sido dado como extinto por volta das 14:30 e de os Soldados da Paz terem regressado ao quartel, o incêndio que deflagrou ao inicio da tarde em Aldeia de Nogueira volta a lavrar agora a uns metros mais á frente.

Estão novamente no local 15 homens apoiados por 3 viaturas dos Voluntários de Oliveira do Hospital, e um Aerotanque Ligeiro.

Esta situação remonta-nos ao ano transacto, em que deflagravam vários focos de incêndio na mesma zona em pequenos períodos de tempo, levando as autoridades a concluir que estes têm origem criminosa.

BVOH

Incêndio em Aldeia de Nogueira

Começou á instantes um incêndio na localidade de Aldeia de Nogueira, Oliveira do Hospital.

Foram mobilizados até ao momento 15 homens apoiados por 3 viaturas dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital, e um Aerotanque Ligeiro.

(Em Actualização)

BVOH

Incêndio mobilizou 140 bombeiros em Vale Torto

Um violento incêndio deflagrou, ontem à tarde, na localidade de Vale Tordo, freguesia de Seixo da Beira, concelho de Oliveira do Hospital. O alerta para as chamas foi dado às 17h04 e depressa as labaredas começaram a “crescer” no terreno, consumindo mato e pinhal.

Foram mobilizados meios para o local, com o comandante da corporação de Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira, António Pinto, a assumir a coordenação das operações de combate às chamas, que também contaram com a colaboração, de acordo com fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro de Coimbra (CDOS), de meios aéreos, nomeadamente um helicóptero estacionado em Seia e um aerotanque ligeiro, proveniente de Coja.

À corporação da Lagares da Beira juntaram-se reforços provenientes de Oliveira do Hospital, Tábua, Oliveirinha e Coja, todas do distrito de Coimbra, contando ainda com a colaboração dos Voluntários de Seia, S. Romão, Gouveia e Louriga, do distrito da Guarda.

Segundo fonte do CDOS o incêndio foi considerado circunscrito às 18h35, iniciando-se de seguida as operações de rescaldo, uma fase morosa e a requerer especiais cuidados, tendo em conta que se trata de uma vasta mancha florestal, e a necessidade de acautelar eventuais reacendimentos.

No combate às chamas estiveram envolvidos cerca de 140 bombeiros, apoiados por 35 viaturas e por vários meios aéreos.

Diário de Coimbra

Fogo de Vale Torto controlado

O incêndio florestal que começou cerca das 17h00 de ontem em Vale Torto, Oliveira do Hospital, foi dado como circunscrito perto das 19 horas, procedendo-se de seguida ao rescaldo e vigilância durante as horas que se seguiram.

Este incêndio levou à mobilização de cerca de 140 Bombeiros apoiados por 34 viaturas, dois helicópteros, um aerotanque pesados Canadair e um Heli Bombardeiro Kamov32 de acordo com a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), além do apoio também dado por um helicoptero da AFOCELCA.

Lusa

terça-feira, 29 de julho de 2008

Incêndio em Vale Torto, Oliveira do Hospital mobiliza cerca de 100 Bombeiros

Um incêndio em eucaliptal esta a deflagrar em Vale Torto, Oliveira do Hospital.

Nesta altura estão mobilizados no terreno 92 homens apoiados por 23 viaturas, um helicoptero da AFOCELCA, um helicoptero da Protecção Cívil e um Aerotanque ligeiro.

Já foram entretanto accionados dois Aerotanques Pesados Canadair e um Heli Bombardeiro Pesado KAMOV 32.

Está também presente no local um elemento do Gabinete Técnico Florestal de Oliveira do Hospital.

(em Actualização)

BVOH

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Chamas circunscritas no Fundão

O incêndio florestal que lavrava desde as 17:00 em Castelejo, no Concelho do Fundão, Distrito de Castelo Branco, ficou circunscrito às 19:20, informa a página de Internet da Autoridade Nacional de Protecção Civil, escreve a Lusa.

As chamas estão a ser combatidas por 200 bombeiros apoiados por 56 viaturas, cinco helicópteros e quatro aerotanques, dois dos quais pesados.

Cerca das 18:30, o fogo consumia mato e pinhal em Castelejo, avançava em direcção a Enxabarda e chegou a ameaçar cortar a estrada entre estas duas freguesias do Concelho Fundão.

No terreno encontram-se, neste momento, o Comandante e o 2º Comandante Distrital de Castelo Branco, estando ainda mobilizados Grupos de Reforço de Incêndios Florestais de Santarém, de Portalegre e Coimbra, e um Grupo Reforçado da Força Especial de Bombeiros.

Portugal Diário

Foram precisas seis horas para fogo ficar circunscrito

Os meios aéreos foram fundamentais no combate aos fogos deste fim-de-semana na zona da Guarda. O mais grave, em Fornos de Algodres, lavrou seis horas antes de ser considerado circunscrito.

A meio da tarde, o fogo chegou a estar controlado, mas o vento mudou de direcção e uma nova frente voltou a dar trabalho. E, logo numa zona de difícil acesso.

No momento do reacendimento, a população concentrou-se a norte e houve quem alertasse os bombeiros para o novo percurso do fogo.

Fundamentais para abrandar as chamas foram os dois aviões canadair e o helicóptero, já para não falar da centena de bombeiros que andaram em terreno muito agreste, e dos próprios populares que também ajudaram.

O incêndio mobilizou todo o distrito da Guarda e ainda três corporações de Viseu. Mangualde, Penalva e Sátão.

SIC

Incêndio no Fundão deflagra com grande intensidade

106 Bombeiros apoiados por 29 viaturas, 4 Helicopteros, 2 Aerotanques Pesados Canadair e 2 Helibombardeiros Pesados Kamov combatem nesta altura um violento incêndio no Fundão, distrito de Castelo Branco.

Este incêndio está a devastar uma grande área de Pinhal e Mato.

Está presente no local o Comandante Distrital apoiado por um Veiculo de Planeamento Comando e Comunicações.

Foram também mobilizados 3 Grupos de Reforço de Incêndios Florestais de Santarém, Portalegre e Coimbra para o TO, e ainda um Grupo Reforçado da Força Especial de Bombeiros

BVOH

INEM deve 56 mil euros a uma centena de agentes da PSP

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) não paga, desde Janeiro passado, cerca de 56 mil euros, relativos a subsídios, a uma centena de agentes da PSP, que presta serviço de atendimento telefónico nas centrais de emergência do 112.

«Trata-se de um subsídio extra que os agentes recebem por trabalharem enquanto operadores telefónicos de triagem de chamadas, nas centrais de Lisboa, Porto e Coimbra», explicou o presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP), Paulo Rodrigues.

Segundo o sindicato, o INEM teria afirmado, no final do ano passado, querer prescindir dos serviços dos elementos policiais, altura em que deixou de pagar a verba, contudo, o pagamento da dívida foi reassumido no segundo semestre deste ano pela direcção do organismo.

Fonte oficial do INEM confirmou que o secretário de Estado adjunto da Administração Interna, José Magalhães, assumiu as conversas com o Ministério da Saúde para o desbloqueamento da dívida, referindo que o pagamento «será efectuado com a brevidade possível».

Diário Digital

sábado, 19 de julho de 2008

Risco máximo de incêndio em oito distritos nacionais

O Instituto de Meteorologia alerta para o risco máximo de incêndio em oito distritos nacionais: Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Santarém, Leiria e Portalegre. Entretanto, a associação ambientalista Quercus divulgou, este sábado, que ontem foi o pior dia do ano em matéria de poluição do ozono.

Por todo o país, o índice de raios ultra-violeta é também alto ou muito alto. A Autoridade Nacional de Protecção Civil classifica estas condições com um alerta amarelo.

A população é também aconselhada a não sair à rua nos períodos de maior calor, a não fazer actividades que exijam muito esforço físico e a beber água com regularidade.

A Quercus avança com um novo dado. Na sexta-feira foi o pior dia do ano em matéria de poluição do ozono.

A organização apela à divulgação deste indicador nas previsões gerais sobre o tempo.

Para amanhã, o Instituto Meteorologia prevê uma ligeira descida de temperatura nas regiões do litoral com possibilidade de chuva no norte do país.

TSF

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Bombeiros vão receber mais sete cêntimos por quilómetro

O Ministério da Saúde decidiu aumentar de 40 para 47 cêntimos o preço pago por quilómetro no transporte de doentes não urgentes, segundo despacho assinado ontem pelo secretário de Estado adjunto e da Saúde, Francisco Ramos.

Este valor tinha sido já apresentado no passado dia 27 à Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), que se manifestou “desiludida” com o aumento proposto.

A nota divulgada pelo ministério refere que o aumento de 17,5 por cento tem efeito a partir de 01 de Julho e "repõe o custo que os combustíveis representam no valor total do transporte de doentes suportado pelas corporações".

Lê-se ainda que o novo valor foi determinado depois das "condições de viabilidade" do transporte de doentes terem ficado "seriamente afectadas pelos aumentos do preço dos combustíveis ocorridos nos últimos meses".

O ministério reafirma ainda o “compromisso de monitorizar a evolução do preço dos combustíveis e de iniciar, através de um grupo de trabalho conjunto, a revisão do protocolo relativo ao transporte de doentes”, um trabalho que deverá estar concluído até ao final do ano e implementado em Janeiro de 2009.

O Mirante

12 distritos com aviso Amarelo, Beja poderá chegar aos 40 graus

Doze dos 18 distritos de Portugal continental estão hoje com aviso Amarelo devido à previsão de tempo quente, com temperaturas que poderão chegar aos 40 graus em Beja e 39º em Santarém.

Com aviso Amarelo, o segundo de uma escala que vai até quatro, estão os distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Lisboa, Santarém, Portalegre, Évora, Beja e Setúbal.

Lisboa vai chegar hoje aos 34º, Porto aos 28º e Faro aos 27º.

O Instituto de Meteorologia prevê para sábado a continuação de tempo quente, no entanto, para domingo aguarda-se uma diminuição das temperaturas máximas.

Quanto aos incêndios, há vários concelhos dos distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Santarém Portalegre com risco "Máximo", enquanto, na generalidade, toda a região do interior Norte e Centro apresenta um risco "Muito Elevado".

A Autoridade Nacional de Protecção Civil mantém hoje o alerta "Amarelo" devido aos incêndios.

Tal como nos dias anteriores, a radiação ultravioleta (UV) apresenta hoje valores "Muito Altos" em todo o território continental, aconselhando o IM protecções solares.

A tabela de radiação UV varia entre o "Baixo" e o "Extremo", enquanto a do risco de incêndio entre o "Reduzido" e o "Máximo", ambas com cinco níveis.

Lusa

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Tempo quente motiva aviso Amarelo em 15 dos 18 distritos e alerta Amarelo no risco de incêndio

Quinze dos 18 distritos de Portugal continental estão hoje com aviso Amarelo devido às temperaturas elevadas segundo o Instituto de Meteorologia, enquanto a Protecção Civil mantém o alerta Amarelo devido ao risco de incêndios florestais.

Apenas os distritos de Aveiro, Viseu e Coimbra não têm hoje qualquer aviso, estando os restantes com o segundo nível de aviso de uma escala que vai até quatro, da responsabilidade do Instituto de Meteorologia (IM).

As temperaturas máximas possíveis podem chegar aos 40 graus em Beja, 39º em Santarém, 38º em Coimbra e Castelo Branco aos 38º e Setúbal, Portalegre e Setúbal aos 37º.

As previsões do Estado do tempo apontam para a continuação do tempo quente pelo menos até sábado.

Também a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) tem desde quarta-feira e até domingo o alerta Amarelo, igualmente o segundo de uma escala de quatro, devido ao risco de incêndio.

De acordo com o mapa de risco de incêndio para hoje, elaborado pelo IM, alguns concelhos dos distritos de Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Leiria estão hoje com risco "Máximo".

A maior parte dos distritos do Norte e Centro apresentam uma classe de incêndio "Muito Elevado".

A classe de risco de incêndio varia entre o "Reduzido" e o "Máximo".

Segundo informação disponível no site da ANPC, quarta-feira foi o dia do mês de Julho com mais fogos florestais (118) e com mais meios humanos envolvidos (1.635).

Os índices de raios ultravioletas (UV) apresentam hoje um índice "Muito Alto" em todo o território continental, atingido um valor "Extremo" na Madeira.

Nos casos onde o índice é "Muito Alto", o IM aconselha a utilização de t-shirt, chapéu, protectores solares, óculos de Sol e que as crianças evitem a exposição ao Sol, alargando este aviso a toda a população onde o índice é "Extremo".

Lusa

Incêndio em Cantanhede foi circunscrito ontem à noite

O incêndio que deflagrou ontem às 14h15 numa zona de eucaliptal em Ançã, concelho de Cantanhede, foi dado como circunscrito às 23h09, disse fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro de Coimbra.

Participaram nas operações de rescaldo e vigilância 212 bombeiros e 58 viaturas de 18 corporações de bombeiros.

O fogo lavrou numa zona de mato e eucaliptal e não houve residências ou povoações em risco. Chegou a ser combatido por um helicóptero e cinco aeronaves.

Já durante a noite, depois dos meios aéreos terem sido suspensos, as chamas chegaram a ser combatidas por 230 bombeiros, apoiados por 71 viaturas.

Público

Maior incêndio do ano do distrito de Coimbra

Cerca de 260 homens combateram o incêndio que deflagrou ontem à tarde na zona de Portunhos, Cantanhede, e se propagou pelo concelho. Sessenta e cinco viaturas e cinco meios aéreos estiveram no combate ao maior fogo do ano no distrito.

O incêndio começou às 14.15 horas próximo da A14 (auto-estrada que liga a Figueira da Foz a Coimbra), numa zona de eucaliptal, e lançou o pânico nas freguesias de Ançã, Cordinhã, Portunhos, São João do Campo e São Silvestre. À hora do fecho desta edição, o fogo ainda não tinha sido circunscrito, mas não ameaçava populações. "A frente activa é só em espaço florestal, mas está difícil porque é uma zona de difícil acesso", revelou ao JN António Pinheiro, da Protecção Civil de Cantanhede.

"Não temos ainda noção da área afectada, mas tem uma dimensão significativa", afirmava o responsável da Protecção Civil por volta das 21.30 horas. Calcula-se que a extensão do fogo tenha chegado aos quatro quilómetros. António Pinheiro afirma que é "de longe, o caso mais grave no concelho este Verão. Houve outro incêndio na segunda-feira, mas não atingiu estas proporções".

Ao local acorreram bombeiros de Cantanhede, Ançã, Condeixa-a-Nova, Lagares da Beira e Montemor-o-Velho, num total de 260 homens. Os meios aéreos estiveram presentes com dois helicópteros e três aerotanques (dois deles pesados), que ajudaram no combate ao fogo até próximo das 21 horas. Esteve ainda presente uma equipa de análise e uso do fogo e grupos de reforço para incêndios florestais de Coimbra e de Aveiro, chegados já próximo do anoitecer. No posto de comando móvel esteve um vereador do município de Cantanhede e outro de Coimbra, e representantes do Serviço Municipal de Protecção Civil de Cantanhede.

Entre a população das freguesias circundantes, o ambiente variava entre o medo e a calma. "Disseram-me que já estava perto dos armazéns em São Silvestre", gritava uma popular em Ançã, às 18.40 horas. Uns metros mais à frente, outro popular que tinha estado perto das chamas mostrava-se mais calmo, aliviado com o tempo. "Vá lá hoje o vento não está forte, o que ajuda a que o fogo não se propague", revelou ao JN. Por volta das 20 horas, a população de Ançã mostrava-se mais tranquila, considerando que, na zona, o pior já tinha passado.

Na povoação de Vale das Rosas (uma das poucas próximas do fogo), o ambiente era de alguma ansiedade. Uma família que via o fogo da varanda estava expectante devido à incerteza do vento. Um dos membros, uma mulher, estava preocupada com o facto de a povoação estar rodeada de mato. "Se o fogo chegar até aqui, ficamos cercados", temia.

Jornal de Notícias

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Incêndios: Mais de 240 bombeiros combatem fogo em Cantanhede

O incêndio que teve início às 14:15 na Freguesia de Ançã, Concelho de Cantanhede, Distrito de Coimbra, mobiliza já um total de 245 bombeiros, que são apoiados por 67 viaturas, informa a página de Internet da Autoridade Nacional de Protecção Civil.

De acordo com esta entidade, estão também a ajudar no combate às chamas, que lavram numa área de eucaliptal, dois helicópteros e quatro aerotanques.

No terreno estão ainda um veículo de planeamento, comando e comunicações, uma equipa de análise e uso do fogo e um grupo de reforço para combate a incêndios florestais de Coimbra, estando a caminho do local um grupo de reforço para combate a incêndios florestais de Aveiro.

Diário Digital

Identificado homem suspeito de ter ateado um incêndio florestal

A GNR identificou um homem de 24 anos como presumível autor de um incêndio florestal, que deflagrou durante a tarde em Fornelos, Concelho de Cinfães .

Segundo o comandante do Destacamento de Lamego da GNR, Pedro Reis, o jovem «foi identificado algumas horas após ter deflagrado o incêndio, na sequência de uma denúncia».O incêndio florestal, que deflagrou ontem por volta das 14h00, «consumiu cerca de cem metros quadrados» de vegetação.

Lusa

terça-feira, 15 de julho de 2008

Incêndio em Mação deixa família desalojada

Um incêndio numa habitação em Mação, deixou hoje desalojado um casal e duas filhas, disse hoje à Agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Mação, Saldanha Rocha, os dois adultos e as duas crianças foram realojadas pelos Serviços de Acção Social da autarquia em habitações no Alto do Calvário, também em Mação.

Já esta tarde, a psicóloga da autarquia acompanhou os dois adultos a Abrantes para «ajudar» na participação do sinistro à companhia de seguros, explicou à Lusa Saldanha Rocha.

De acordo com o autarca, o incêndio, que deixou a residência da família sem condições de habitabilidade, «provavelmente resultou de um curto-circuito» e teve início cerca das 11h00, numa altura em que uma das crianças estava em casa.

Na ocorrência, da qual não houve registo de feridos, estiveram os meios dos Bombeiros Voluntários de Mação, informou o CDOS de Santarém.

Lusa

12 distritos de Portugal continental com aviso Amarelo devido ao calor

Doze dos 18 distritos de Portugal continental estão hoje com aviso Amarelo devido às temperaturas elevadas, que deverão chegar aos 35 graus nos distritos de Coimbra, Évora e Beja, segundo o Instituto de Meteorologia.

O aviso Amarelo, o segundo de uma escala que vai até quatro, está em vigor até às 02:00 de quinta-feira nos distritos de Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Guarda, Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa, Portalegre, Évora e Setúbal.

No Porto, a temperatura máxima esperada é de 30º, em Lisboa 34º e Faro 27º.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) colocou na sua página alguns conselhos devido ao calor, nomeadamente a ingestão de líquidos mesmo nos casos que não se sinta sede, utilização de roupas leves, claras e largas, inibição de consumo de álcool e recurso a banho com água tépida no caso de o corpo estar muito quente.

O risco de incêndio é hoje "Máximo" em vários concelhos dos distritos de Viseu, Guarda, Bragança, Portalegre, Santarém e Castelo Branco.

O território restante do interior norte e centro apresenta uma classe de incêndio "Muito Elevado".

A classe do risco de incêndio apresenta cinco níveis e varia entre o "Reduzido" e o "Máximo".

O índice de radiação ultravioleta (UV) prevista para hoje é "Muito Alto" em todo o território continental.

O IM aconselha, entre as 12:00 e as 16:00, a utilização de óculos de Sol, chapéu, protectores solares, t-shirt e desaconselha a exposição solar às crianças.

Este índice varia, em cinco níveis, entre o "Baixo" e o "Extremo".

Lusa

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Mais de 80 bombeiros combatem incêndio em Cantanhede

Pelo menos 94 bombeiros combatem um incêndio florestal que deflagrou esta tarde no concelho de Cantanhede, Coimbra, avança a Autoridade Nacional de Protecção Civil.

De acordo com o site da Protecção Civil, as chamas deflagraram pelas 15h00 numa zona de pinhal em Palheirão, estando ainda por circunscrever.

Os bombeiros, de doze corporações, combatem o fogo com o apoio de 27 viaturas, 3 aerotanques, dois pesados e um ligeiro, estando a ser mobilizados para o local mais duas aeronaves pesadas.

Já circunscrito encontra-se um incêndio que teve início às 15h25 de hoje numa zona de mato em Ponte de Celeiro, concelho de Santarém. No local permanecem pelo menos 60 bombeiros, auxiliados por 15 veículos e um helicóptero.

Outro incêndio lavra em Lugar da Granja, Santo Tirso mobilizando 21 bombeiros, 6 viaturas e um helicóptero, encontrando-se já nesta altura circunscrito.

Também em Vale Serrano, Idanha-a-Nova, distrito de Castelo Branco, 61 bombeiros apoiados por 16 viaturas, 2 helicópteros e 2 aerotanques ligeiros combatem um incêndio florestal em eucaliptal.

Público

Despiste provoca cinco feridos na A13, junto a Salvaterra de Magos

O despiste de uma carrinha provocou hoje cinco feridos, dois deles graves e três ligeiros, junto a Salvaterra de Magos na A13, no sentido Almeirim-Marateca, informou o comando distrital de operações de socorro de Santarém.

O acidente deu-se às 8h18 ao quilómetro 61.7 da auto-estrada que liga Almeirim a Marateca.

Foram mobilizados um helicóptero do INEM (Instituto Nacional de Emergência Médico), uma Viatura Médica de Emergência Rápida, nove viaturas das corporações de bombeiros voluntários de Almeirim, Alpiarça e dos municipais Santarém, meios que estão a auxiliar 21 homens.

Lusa

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Mais de 20% dos bombeiros com problemas respiratórios

Mais de 20 por cento num total de 357 bombeiros têm problemas respiratórios, revela um estudo sobre as consequências da exposição a ambientes de fogo que a associação Chama Saúde divulga na próxima quarta-feira e ao qual a TSF teve acesso. A Associação Nacional de Bombeiros Portugueses já se mostrou preocupada com os resultados.

Ouvido pela TSF, o presidente da Associação Nacional de Bombeiros Portugueses disse que o estudo da Chama Saúde faz um diagnóstico «muito preocupante», e demonstra que os «bombeiros infelizmente têm pouco acompanhamento médico ou medicamentoso».

Para Fernando Curto, as «câmaras municipais, a Autoridade Nacional de Protecção Civil e as próprias associações deveriam ter em conta estes dados» e lançar uma «reflexão muito profunda sobre a prevenção».

O representante adiantou que muitos bombeiros não usam protecção na altura de combater os incêndios «por desleixo, heroísmo ou adrenalina» ou porque não têm equipamento para de proteger», como máscaras individuais.

A pneumologista Cecília Longo aconselhou a que se faça um rastreio anual sistemático, algo que os bombeiros não costumam fazer.

«Desta população de 357, o teste à função respiratória tinha sido feito só nos que tinham um pouco de asma, cerca de dez pessoas. Nos outros todos foi a primeira vez que fizeram estes testes», explicou.

Esta especialista aconselhou o uso da protecção respiratória no combate aos incêndios florestais, o que não costuma ser feito pelos bombeiros.

«Mesmo na parte urbana, o uso da protecção respiratória não é total e ainda há muita gente que não usa. Isso é uma coisa que pode ser modificada», concluiu.

TSF

Acidente com carro celular causa um morto e sete feridos

Um acidente entre um carro celular e um automóvel na A25 resultou em um morto e sete feridos. O acidente ocorreu pelo meio dia, junto ao estádio municipal Mário Duarte, em Aveiro.

Segundo uma fonte dos bombeiros, no local, encontra-se um helicóptero e oito ambulâncias, e material de desencarceramento.

O acidente deu-se no sentido de Aveiro para Viseu e a maioria dos feridos são mulheres que eram transportadas no carro celular. Alguns feridos estão em estado grave.

O morto estaria no outro carro. Dois guardas prisionais foram transportados para o Hospital pelos Bombeiros Velhos de Aveiro. No interior da viatura celular estariam "pelo menos cinco mulheres", segundo uma fonte da outra corporação de bombeiros da cidade.

Não se conhecem as causas do acidente. No local decorrem as operações de socorro.

Público

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Viaduto Duarte Pacheco cortado ao trânsito devido a tentativa de suicídio

Uma tentativa de suicídio cortou durante cerca de uma hora a circulação do trânsito no Viaduto Duarte Pacheco, à entrada das Amoreiras, no sentido Cascais-Lisboa, informou a divisão de trânsito da PSP em Lisboa.

O trânsito, que, estava a ser desviado para o acesso a Monsanto, já foi entretanto reestabelecido mas os restantes acessos da A5, auto-estrada de Cascais, a Lisboa, ficaram mais complicados.

A situação foi entretanto resolvida, segundo a mesma fonte da PSP.

Público

Fachada de antigo Hotel Lisbonense nas Caldas da Rainha desabou

Já deu entrada no Hospital Distrital de Leiria o trabalhador que ficou soterrado após a derrocada da fachada do antigo Hotel Lisbonense. De acordo com Sérgio Gomes, comandante do Serviço de Operações do CDOS de Leiria, o trabalhador está «em estado grave».

Segundo a mesma fonte os bombeiros ainda mantêm as buscas no local para garantir que não há mais vítimas. «Segundo a contagem da responsável da obra não existem mais vítimas», garante Sérgio Gomes. No seguimento das operações de rsgate ficou ferido um bombeiro «mas sem gravidade», adiantou o comandante da CDOS de Leiria.

Para o local do acidente foram mobilizadas 17 viaturas, 57 elementos pertencentes a 6 corporações de bombeiros, dispositivo do INEM, além da viatura de comunicações da Protecção Civil.As causas que levaram à derrocada da fachada do antigo Hotel Lisbonense, nas Caldas da Rainha, ainda não são conhecidas.

O prédio encontra-se há alguns meses em obras de transformação, com o objectivo de criar no local um centro comercial. A fachada estava sustentada por vigas de aço, para que fosse preservada durante as obras de reabilitação do edifício.

O edifício do antigo Hotel Lisbonense remonta a 1870, quando começou a ser construído. O edifício serviu muitos anos como hotel termal.

Fernando Costa, Presidente da Câmara das Caldas da Rainha garantiu, em declarações à Agência Lusa, que, apesar de a fachada ter ruído quase na totalidade, irá ser reconstruída.

Lusa

Choque entre ambulância e tractor agrícola faz seis feridos

Seis feridos, um deles grave, foi o resultado de uma colisão, ocorrida hoje, entre uma ambulância de transporte de doentes de Alter do Chão (Portalegre) e um tractor agrícola, disse à agência Lusa fonte dos bombeiros.

De acordo com a fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Portalegre, o acidente ocorreu às 8h05, na Estrada Nacional (EN) 369, entre Alter do Chão e Cabeço de Vide, no concelho de Fronteira.

Todos os feridos foram transportados para as urgências do Hospital de Portalegre.

Nas operações de socorro estiveram envolvidos 13 elementos dos bombeiros de Alter do Chão e Fronteira, com o recurso a cinco veículos.

Lusa

Risco "Máximo" de incêndio em quatro distritos, chuva para sexta-feira

Um dia antes da chuva voltar ao território de Portugal continental, o Instituto de Meteorologia prevê para hoje um risco de incêndio "Máximo" em alguns concelhos dos distritos de Santarém, Castelo Branco, Portalegre e Faro.

O risco é considerado "Muito Elevado" noutros concelhos destes quatro distritos e ainda nos distritos de Beja, Leiria, Coimbra, Viseu, Vila Real, Bragança e Guarda.

O risco de incêndio está dividido em cinco classes que variam entre "Reduzido" e "Máximo".

Os índices de radiação ultravioleta (UV) apresentam-se hoje num nível "Muito Alto" em Portugal continental e "Extremo" no arquipélago da Madeira.

Nestas situações o Instituto de Meteorologia (IM) aconselha cuidados com a exposição ao Sol, nomeadamente utilização de chapéu, t-shirt e óculos de Sol.

Nos casos onde os valores vão ser extremos, o IM aconselha que se evite a exposição solar.

Para hoje, prevê-se um aumento de nebulosidade no norte de Portugal continental com períodos de chuva fraca a Norte do Rio Mondego.

Na sexta-feira, os aguaceiros deverão estender-se do Norte até ao alto Alentejo, chegando também à região de Lisboa.

As temperaturas máximas também vão descer.

O céu deverá apresentar-se, contudo, limpo no fim-de-semana.

Lusa

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Ultraleve aterra de emergência na estrada do Guincho

Um ultraleve fez uma aterragem de emergência na estrada do Guincho, em Cascais, sem causar feridos.

Os danos são apenas materiais, na aeronave, um Extra 300, e em duas viaturas ligeiras que se encontravam estacionadas.

Esta aeronave é propriedade da Seat. Trata-se de um avião acrobático de «categoria ilimitada», igual aos utilizados por alguns dos pilotos da Red Bull Air Race.

O director do Aeródromo Municipal de Cascais (Tires), Paulo Andrade, disse ao SAPO que ainda não se conhecem as causas do acidente mas que o piloto «emitiu o pedido de auxílio antes de realizar esta aterragem de emergência».

De acordo com Paulo Andrade, o piloto «é experiente» e este acidente deve ter sido causado por «problemas mecânicos na aeronave».

O acidente está a ser investigado pela polícia e pelos técnicos do Aeródromo Municipal de Cascais.

Lusa

Última Hora - Ultraleve cai em Cascais

Um ultraleve caíu hoje em Cascais, segundo noticiou a Sic Notícias.

O aparelho despenhou-se mesmo na estrada do Guincho e por isso a estrada encontra-se cortada ao trânsito.

De momento, não há informação do número de feridos.

(em actualização)

Morte de criança gera polémica entre bombeiros e INEM

Uma criança de 5 anos morreu ontem após uma crise de epilepsia, tendo sido inúteis os esforços de reanimação efectuados pela equipa da ambulância de Suporte Imediato de Vida de Amarante.

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila Meã, Albano Teixeira, diz que a corporação está localizada a meia-dúzia de minutos da residência e culpa o INEM por desconhecer o terreno. O tempo perdido poderia ter salvo a criança, acusa.

Pedro Coelho dos Santos, porta-voz do INEM, diz que a SIV demorou apenas nove minutos a chegar ao local, mas o comandante diz que é impossível.

O histórico clínico de Miguel Ângelo Santos - que faria 6 anos no próximo sábado - é bem conhecido dos Bombeiros Voluntários de Vila Meã, que volta e meia eram chamados pela família, ali a poucos minutos do quartel, em Travanca.

Ontem, a criança voltou a sofrer uma crise de epilepsia, mas desta vez os familiares ligaram para o 112, em vez de, como habitualmente, recorrerem aos Voluntários. O INEM encaminhou a ambulância SIV de Amarante e a viatura médica de emergência estacionada no Hospital Vale do Sousa, em Penafiel. O comandante dos bombeiros diz que a SIV demorou meia hora a chegar ao local e considera que essa demora pode ter sido fatal.

Pedro Coelho dos Santos desmente o comandante e aponta os factos. A chamada de emergência foi feita às 20.25 horas, pedindo socorro para uma criança que sofria uma crise de epilepsia. "Não respirava nem tinha pulso". Foram accionados "de imediato" a VMER do Vale do Sousa e a SIV de Amarante. Esta última, segundo o mesmo responsável, demorou nove minutos a chegar.

"A criança tinha sofrido uma paragem cardiorrespiratória. Ao fim de 45 minutos de tentativas de reanimação, foi transportada para o Hospital de Penafiel, já sem vida", contou Pedro Coelho dos Santos.

O responsável afirma que a triagem telefónica permitiu perceber que eram precisas manobras de reanimação, com recurso a suporte avançado de vida. E que a ambulância mais próxima não foi activada por não ter condições materiais e humanas.

Jornal de Notícias

terça-feira, 8 de julho de 2008

Ordens dos Médicos e Enfermeiros criticam posível criação da carreira de paramédicos

A defesa de uma nova carreira de paramédicos pelo presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) foi mal recebida pelas Ordens dos Médicos e dos Enfermeiros, mas aplaudida pela Associação de Medicina de Emergência.

O presidente do INEM, Abílio Gomes, disse hoje que dentro de três anos a revisão do orçamento do Instituto terá de acompanhar a nova dimensão de respostas e para tentar combater a falta de meios humanos, o responsável defendeu a criação de uma carreira profissional semelhante à dos paramédicos.

"Criar uma carreira profissional que valorize a intervenção dos actuais tripulantes das ambulâncias de socorro e de emergência. Valorizá-los até que pudessem ter capacidade de actuação semelhante à dos paramédicos", afirmou, em entrevista à Antena 1.

O presidente da Associação de Medicina de Emergência, Vítor Almeida, recordou à Lusa tratar-se de uma reivindicação antiga e que a ser implementada apenas "peca por tardia", sublinhando que o termo a usar deve ser "técnico de emergência médica" para estar conforme ao usado internacionalmente.

Já o Bastonário da Ordem dos Médicos, Pedro Nunes, referiu, em declarações à Antena 1, "ter alguma dúvida sobre se vale a pena criar uma carreira profissional se não tivermos a garantia para dar a esses jovens que se vão encaminhar para essa carreira [de lhes] darmos efectivamente uma profissão para a vida".

"Hoje, por exemplo, os profissionais de enfermagem não são totalmente absorvidos pelo sistema de saúde e podia ser mais inteligente dar uma formação complementar em emergência para os enfermeiros do que propriamente criar uma nova carreira e criarmos um conjunto de pessoas sem capacidade de fazer mais nada senão aquilo para que foram treinados e que eventualmente os nossos serviços não iriam absorver", afirmou Pedro Nunes.

Quanto à Ordem dos Enfermeiros, garante em comunicado não se justificar a criação de uma nova carreira e considera "profundamente preocupante" que essa possibilidade "seja alicerçada em critérios economicistas", uma vez que "pode significar um caminho de diminuição da qualidade da assistência pré-hospitalar".

Para os enfermeiros, a posição de Abílio Gomes é defendida "aparentemente ignorando o potencial que pode ser oferecido pelos 'parceiros fundamentais' de Março e sem que o tal Plano Estratégico sequer tenha chegado ao papel".

Em causa está a reunião de Maio último com o responsável do instituto, que apontou os enfermeiros como "parceiros fundamentais na área da Emergência pré-Hospitalar" e disse contar "com o contributo da OE para a definição de um Plano Estratégico Nacional para esta matéria".

A OE argumenta que seria encontrada "melhor capacitação" nos enfermeiros que estão "preparados de base para o atendimento da globalidade de cada doente", reafirmando, porém, que não se opõe à melhoria da "capacitação dos tripulantes de ambulância, uma vez que isso contribui para uma melhoria na complementaridade das respostas de saúde aos cidadãos".

Comentando estas posições, Vítor Almeida instou Pedro Nunes a "clarificar publicamente a sua posição", sublinhando que é contrária à própria comissão de urgência da Ordem dos Médicos que também defendeu a nova carreira.

"O bastonário poderá enfrentar resistência interna à sua posição individual e que tem a discordância dos profissionais com competências e que estão no terreno. Mas acredito que com o bom senso que tem demonstrado é uma questão para ser dialogada e rapidamente resolvida", disse.

A Lusa tentou, sem sucesso, contactar o bastonário da Ordem dos Médicos.

Sobre a posição dos enfermeiros, Vítor Almeida diz "não compreender" a sua resistência à ideia de uma nova carreira quando está a ser aceite a nível universal, existindo países a adoptar "de raiz um sistema com as três classes profissionais".

"O papel dos enfermeiros é indispensável e deve ser reforçado num sistema baseado no médico de emergência" acrescentou ainda.

Sobre a hipótese de serem desnecessários três helicópteros de emergência por se manterem abertos serviços de urgência, Vitor Almeida concordou com o possível abandono de uma decisão "irreal e fora do contexto" e defendeu o uso de dois aparelhos da Protecção Civil actualmente "sub-aproveitados".

Público

Helicópteros de emergência previstos para algumas regiões podem ser desnecessários

O presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica admitiu hoje que podem ser desnecessários helicópteros de emergência que estavam previstos para o Alentejo, Trás-os-Montes a Beira Alta devido à decisão de manter abertas algumas urgências médico-cirúrgicas.

Em entrevista à rádio Antena 1, Abílio Gomes disse que está a ser feito um estudo que poderá demonstrar que os três helicópteros previstos para Ourique, Macedo de Cavaleiros e Aguiar da Beira são agora desnecessários.

"[Os helicópteros] foram perspectivados no pressuposto de uma determinada perspectiva de rede de pontos de referenciação de urgência(...) Houve uma nova adaptação dos pontos de rede e os pressupostos que levaram à expectativa de novos meios aéreos já não se verificam. Tinha a ver com alguns encerramentos de urgências médico-cirúrgicas que não foram efectivados", disse.

Questionado directamente sobre se esses meios aéreos podem ser redundantes ou desnecessários, o responsável referiu que o INEM está "aberto" a que o estudo em curso dê essa indicação.

Abílio Gomes sublinhou que desde que tomou posse, há cerca de cinco meses, já foram "implementados muitos meios ao nível da rede terrestre".

Como exemplo referiu que das 42 viaturas de suporte imediato de vida (SIV) previstas, 24 já estão operacionais.

"O crescimento do INEM muito grande num curto espaço de tempo" levou a direcção a encomendar um estudo para apresentar um plano de sustentabilidade financeira para o organismo.

Aliás, Abílio Gomes avisa que dentro de três anos a revisão do orçamento do INEM terá de acompanhar a nova dimensão de respostas.

Questionado, nos Açores, onde acabam encerram hoje as jornadas parlamentares do CDS-PP, Paulo Portas já reagiu às declarações de Abílio Gomes sobre o possível cancelamento do concurso para a aquisição dos três helicópteros de emergência: “Em nome de que alternativas fecharam essas urgências se não há transporte de doentes?”.

Para tentar combater a falta de meios humanos, o responsável do INEM defende também a criação de uma carreira profissional semelhante à dos paramédicos.

"Criar uma carreira profissional que valorize a intervenção dos actuais tripulantes das ambulâncias de socorro e de emergência. Valorizá-los até que pudessem ter capacidade de actuação semelhante à dos paramédicos", afirmou.

Público

Acidente com dois autocarros de infantário de Ermesinde

Dois autocarros de um infantário de Ermesinde colidiram, esta manhã, na saída da A41 para a A3. Ainda não há números certos quanto aos feridos resultantes do acidente entre as duas viaturas pesadas, que transportavam 49 crianças cada. Muitas já foram assistidas pelo INEM.

Pelo que foi possível apurar, um dos autocarros embateu na traseira do outro, tendo o motorista do segundo veículo ficado encarcerado. As crianças, não se sabe se todas ou apenas as que não sofrearam ferimentos, estão a ser transportadas para o parque de estacionamento da BT, que fica a poucos metros do local do acidente.

Jornal de Notícias

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Colisão faz um morto e um ferido ligeiro

O IP3 esteve cortado no sentido Tondela-Viseu devido a um acidente entre dois ligeiros. Há pelo menos um morto e um ferido ligeiro.Trata-se de uma despiste seguido de colisão, perto da localidade de São Miguel do Outeiro, no concelho de Tondela.

Segundo fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS), tratou-se de uma "colisão entre dois veículos ligeiros", que ocorreu cerca das 12h15.

O 2 comandante dos Bombeiros Voluntários de Tondela, Rui Coimbra, informou que a vítima mortal é um homem de 38 anos.

O acidente causou ainda um ferido ligeiro.

No local estiveram 11 homens e três veículos dos Bombeiros Voluntários de Tondela.

SIC

Bombeiros combatem incêndio em dois armazéns na zona industrial da Maia

Um incêndio de grandes proporções está a destruir pelo menos dois armazéns na Zona Industrial da Maia, na zona situada nas traseiras do hipermercado Jumbo, disse à Lusa fonte dos bombeiros. As chamas já foram circunscritas mas materiais combustíveis guardados nos armazéns aumentam riscos de explosão.

Segundo a fonte, o incêndio, que deflagrou pouco depois das 15h00 por causas ainda desconhecidas, está a lavrar em armazéns da Fábrica do Óleo e Instituto da Soldadura e Qualidade - este já totalmente destruído.

Estão a ser enviados para o local homens e equipamentos das corporações de Leça do Balio, S. Mamede de Infesta, Leixões, Gondomar e Moreira da Maia.

O fogo está a ser combatido por 130 homens apoiados por 30 veículos. Dentro dos dois pavilhões encontram-se materiais combustíveis como biodiesel e tintas.

Neste momento o fogo encontra-se já circunscrito e em fase de rescaldo.

Público

PJ deteve 37 pessoas em 2007 por fogo posto florestal

A Polícia Judiciária (PJ) deteve o ano passado 37 pessoas suspeitas de fogo posto em florestas, a maioria deles nos distritos de Coimbra e Lisboa, segundo dados oficiais da PJ a que a Agência Lusa teve hoje acesso.

No mesmo ano, e de acordo com os dados oficiais, além das 37 pessoas detidas, a PJ constituiu 200 arguidos por este tipo de crime.

No mesmo ano, foram abertos 1.202 inquéritos criminais, não tendo sido fornecidos elementos sobre a percentagem de conclusão dos mesmos.

Em 2006, foram abertos 2.356 inquéritos por fogo posto em florestas.

Entre 1 de Janeiro e 30 de Setembro de 2007, a área destruída por incêndios florestais foi 12 vezes menor que a média dos últimos cinco anos, segundo dados da Direcção-Geral dos Recursos Florestais (DGRF).

De acordo com o Relatório Provisório de Incêndios Florestais, de 1 de Janeiro a 30 de Setembro, foram registadas 10.395 ocorrências (1.567 incêndios florestais e 8.828 fogachos) que consumiram uma área total de 16.605 ha de povoamentos e matos.

Lusa

Incêndios voltam a não dar tréguas aos Bombeiros

Três incêndios já com alguma dimensão lavram nesta altura em todo o pais, o início da semana não está a dar tréguas aos bombeiros que combatem num total de mais de 300 homens apoiados por mais de 100 viaturas e 5 meios aéreos.

Em Covas de Coina, Barreiro, distrito de Setúbal, um incêndio em mato mobiliza no combate as chamas 62 homens apoiados por 15 viaturas e Helicoptero.

Ainda no distrito de Setúbal, em Vila Alegre (Casal do Sapo) concelho do Seixal, em um incêndio florestal combatem as chamas 91 homens apoiados por 27 viaturas, 1 helicoptero e 1 dromader.

Já em Anços, concelho de Pombal (Leiria) combatem as chamas 112 Homens apoiados de 28 viaturas e 3 helicopteros um deles pesado.

Diário Digital

Incêndio em Lisboa na Avenida da Liberdade



SIC

Tempo ameno mas com alertas de incêndio

Apesar de o Instituto de Meteorologia (IM) prever temperaturas amenas para o dia de hoje, grande parte do território nacional encontra-se sobre alerta elevado a máximo de risco de incêndio.

Máxima de 24º C para Lisboa, 22º C para o Porto e 29º C para Faro levam a crer que o dia de hoje será relativamente ameno. Porém, os índices ultravioletas nesta segunda-feira estão «muito altos», a rondar o número nove, numa escala que vai até 11.

Com um índice deste em quase todo o continente, o IM recomenda a utilização de «óculos de Sol com protecção UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protector solar e evitar a exposição das crianças ao Sol».

Por outro lado, grande parte do interior do país e até algumas zonas do litoral (no Alentejo) estão sob alerta de risco de incêndio «elevado» a «máximo». Dez concelhos do interior centro estão sob o alerta «máximo».

Sol

domingo, 6 de julho de 2008

Mais de 300 bombeiros combatem fogo na Azambuja

O combate ao incêndio florestal que lavra desde o início da tarde em Aveiras de Baixo, Azambuja, está a "evoluir favoravelmente", refere a Autoridade Nacional de Protecção Civil na sua página de Internet.

O incêndio deflagrou às 13:00 num eucaliptal situado em Aveiras de Baixo, concelho de Azambuja, tendo actualmente duas frentes activas.

Para combater o sinistro, foi necessário reforçar o número de bombeiros e de veículos destacados para o local, onde se encontra neste momento uma força de mais de 300 bombeiros, apoiados por dois helicópteros e 77 veículos.

Três pessoas foram retiradas das suas residências por causa deste incêndio que já queimou mais de 150 hectares.

"Apesar de as suas casas não terem estado sob uma ameaça muito grande, houve a necessidade de retirar três pessoas", disse hoje à Agência Lusa o presidente da Câmara da Azambuja, Joaquim Ramos.

De acordo com o autarca, "já arderam cerca de 150 hectares numa área de eucaliptal localizada entre a Azambuja e Vila Nova da Rainha".

"Ainda não está circunscrito porque há muito vento, mas o comandante das operações disse-me que, se não houver alterações muito significativas do estado do vento, vão conseguir controlar o incêndio dentro de pouco tempo", indicou Joaquim Ramos.

Lusa

Três pessoas retiradas em Azambuja no fogo que já consumiu mais de 150 hectares

Três pessoas foram retiradas das suas residências por causa do fogo que lavra na zona da Azambuja, que já queimou mais de 150 hectares e obrigou a um reforço do número de bombeiros.

"Apesar de as suas casas não terem estado sob uma ameaça muito grande, houve a necessidade de retirar três pessoas", disse hoje à Agência Lusa o presidente da Câmara da Azambuja, Joaquim Ramos.

De acordo com o autarca, "já arderam cerca de 150 hectares numa área de eucaliptal localizada entre a Azambuja e Vila Nova da Rainha".

"Ainda não está circunscrito porque há muito vento, mas o comandante das operações disse-me que, se não houver alterações muito significativas do estado do vento, vão conseguir controlar o incêndio dentro de pouco tempo", indicou Joaquim Ramos.

A combater o incêndio, que tem três frentes activas, estão 228 bombeiros de 27 corporações, apoiados por 61 veículos, dois aviões bombardeiros pesados e dois helicópteros.

Lusa

sábado, 5 de julho de 2008

Incêndio no Parque Natural Sintra-Cascais mobiliza mais de uma centena de bombeiros

Um incêndio na Tapada do Mouco, em Sintra, está a mobilizar 227 bombeiros apoiados por 67 veículos e dois helicópteros. As chamas deflagraram pouco depois das 17:00 em pleno Parque Natural Sintra-Cascais.

De acordo com as informações da Autoridade Nacional de Protecção Civil, trata-se de um incêndio florestal com apenas uma frente activa, e de momento encontra-se em fase de rescaldo.

TSF

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Um morto e seis feridos em passeio de idosos de Vila Verde

Um idoso morreu hoje e outros seis ficaram feridos ao serem atropelados pelo autocarro que os transportou de Vila Verde para um arraial minhoto em Darque, Viana do Castelo, disse à Lusa fonte do INEM.

O acidente ocorreu cerca das 12:00, já no interior do recinto do arraial.

O autocarro terá deslizado inadvertidamente e colhido os sete idosos, que iam participar na 10ª Festa Concelhia do Idoso promovida pela Câmara de Vila Verde.

Os feridos foram transportados para o Centro Hospitalar do Alto Minho, em Viana do Castelo, mas aparentemente não correm perigo, disse a fonte.

O motorista também foi transportado para o hospital, em estado de choque.

Contactado pela Lusa, o presidente da Câmara de Vila Verde, José Manuel Fernandes, que também se deslocou ao hospital de Viana do Castelo, lamentou o sucedido e garantiu que vai dar "todo o apoio" à família do idoso falecido.

"Estou de rastos. Espero que a polícia averigúe o que se passou para atribuir responsabilidades", frisou.

José Manuel Fernandes referiu que, cerca das 14:00, se encontravam no hospital de Viana do Castelo cinco idosos vítimas do acidente, mas "nenhum em estado grave".

O autocarro que atropelou os idosos pertence à empresa Trandev.

Lusa

Um morto e dois feridos em despiste de veículo pesado

Um morto e dois feridos é o resultado de um despiste de um veículo pesado registado hoje de madrugada no concelho de Lamego, informou fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro de Viseu.

O acidente ocorreu perto das duas da manhã na Estrada Nacional (EN) 2, junto ao cruzamento de Sucres, em Penude, no concelho de Lamego.

Do despiste do veículo pesado resultou a morte de um homem de 62 anos. Ficaram ainda feridos dois homens, um em estado grave e outro ligeiro, transportados para o Hospital de Vila Real.

Segundo o comandante dos Bombeiros Voluntários de Lamego, João Nuno Ferreira, "os três homens seguiam na camioneta de transporte de mercadorias", que se despistou "numa zona onde não é habitual verificarem-se acidentes".

No local estiveram cinco viaturas e 14 homens dos Bombeiros Voluntários de Lamego.

Jornal de Notícias

quinta-feira, 3 de julho de 2008

58 aeronaves para combater os fogos

Em 2008, a Empresa de Meios Áereos (EMA) disponibiliza 56 aeronaves para combater os fogos, incluindo 35 helicópteros, cinco helibombardeiros, 14 aviões e dois aerotanques pesados anfíbios.

Destas aeronaves, seis helicópteros pesados e três ligeiros pertencem à EMA, sendo os restantes serão alugados a empresas particulares.

Os dois aviões pesados anfíbios a ser alugados para o período de 15 de Junho a 15 de Outubro e para os anos 2008 e 2009, vão custar perto de 12.600.000 euros, enquanto os sete helicópteros ligeiros para operar entre 15 de Maio e 15 de Outubro deste ano ficam pelos 5.000.000.

Acresce o aluguer de quatro helicópteros médios,que vão operar entre 15 de Maio e 30 de Setembro de 2008, cujo aluguer custa 2.400.000 euros e outros 1.700.000 para outros dois helicópteros médios permanentes, que estarão disponíveis entre 1 de Junho e 15 de Outubro.

Estão disponíveis, para além destes 56 meios aéreos, os dois helicópteros bombardeiros ligeiros da AFOCELCA, dando assim seguimento a uma opção que previlegia uma intervenção rápida helitransportada em coordenação com largada de água como forma de contenção enquanto não chegam reforços por via terrestre.

Desta forma, no total, serão 58 aeronaves a operar durante o período máximo de esforço, consubstanciando uma opção a nível de combate que surge como cada vez mais como sendo uma inevitabilidade.

Lusa

Portaria estabelece obrigatoriedade de prestação de mínimo de 275 horas por ano

Os bombeiros voluntários vão passar a ter de cumprir um mínimo de 275 horas por ano de serviço operacional segundo uma portaria publicada hoje em Diário da República que entra em vigor sexta-feira.

Esta portaria estabelece o regime operacional dos bombeiros voluntários, definindo o tipo de serviço operacional e as suas obrigações, nomeadamente em termos de obrigatoriedade de horas anuais.

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Duarte Caldeira, explicou à Lusa que não existia até agora nenhum dispositivo legal que caracterizasse os tipos de serviço operacional e definisse uma bitola sobre o número mínimo de horas a prestar.

De acordo com este diploma "é obrigatória a prestação anual do tempo mínimo de 275 horas de serviço operacional, sendo, no mínimo 140 horas de socorro, simulacro ou piquete e 70 horas de formação e instrução".

"O voluntariado no âmbito dos bombeiros não é um voluntariado qualquer. Há compromissos a respeitar. Um bombeiro que adquire um conjunto de conhecimentos precisa de treiná-los, para que a formação não se perca", referiu à Lusa Duarte Caldeira.

A Portaria define como tipos de serviço operacional a assistência, actividade de transporte de doentes respectivo apoio e acompanhamento; formação e instrução; informação e sensibilização das populações nas matérias de protecção civil e auto protecção; prevenção e patrulhamento; piquete para eventuais situações de emergência, simulacro; socorro e vistoriais técnicas.

Lusa