quinta-feira, 10 de julho de 2008

Fachada de antigo Hotel Lisbonense nas Caldas da Rainha desabou

Já deu entrada no Hospital Distrital de Leiria o trabalhador que ficou soterrado após a derrocada da fachada do antigo Hotel Lisbonense. De acordo com Sérgio Gomes, comandante do Serviço de Operações do CDOS de Leiria, o trabalhador está «em estado grave».

Segundo a mesma fonte os bombeiros ainda mantêm as buscas no local para garantir que não há mais vítimas. «Segundo a contagem da responsável da obra não existem mais vítimas», garante Sérgio Gomes. No seguimento das operações de rsgate ficou ferido um bombeiro «mas sem gravidade», adiantou o comandante da CDOS de Leiria.

Para o local do acidente foram mobilizadas 17 viaturas, 57 elementos pertencentes a 6 corporações de bombeiros, dispositivo do INEM, além da viatura de comunicações da Protecção Civil.As causas que levaram à derrocada da fachada do antigo Hotel Lisbonense, nas Caldas da Rainha, ainda não são conhecidas.

O prédio encontra-se há alguns meses em obras de transformação, com o objectivo de criar no local um centro comercial. A fachada estava sustentada por vigas de aço, para que fosse preservada durante as obras de reabilitação do edifício.

O edifício do antigo Hotel Lisbonense remonta a 1870, quando começou a ser construído. O edifício serviu muitos anos como hotel termal.

Fernando Costa, Presidente da Câmara das Caldas da Rainha garantiu, em declarações à Agência Lusa, que, apesar de a fachada ter ruído quase na totalidade, irá ser reconstruída.

Lusa