terça-feira, 1 de julho de 2008

Criada farda inteligente para Bombeiros

O pólo de Aveiro do Instituto de Telecomunicações (IT) desenvolveu em parceria com a YDreams e com a Miguel Rios Design uma farda inteligente para bombeiros, que permite identificar a localização e sinais vitais dos soldados da paz quando estes se encontram a combater fogos.

Estas fardas, que já foram testadas e ensaiadas em simulações de combate a incêndios em campo aberto e no mato, têm um sistema de telecomunicações e sensores incorporado, componentes de aquisição de sensibilidade e dados, telecomunicações e software.

Denominado I-Garment, o sistema contou com financiamento da Agência Espacial Europeia e destina-se a facilitar a identificação todos os membros de uma corporação durante as missões de emergência.

Ao monitorizar os sinais vitais em tempo real o sistema poderá também ajudar as equipas de combate a incêndios a organizar melhor a substituição de operacionais que estejam em dificuldades.

Outras tecnologias que surgem nos fatos incluem um sistema de telemetria, sensores de posição GPS, de sinais vitais, de silhueta e botões de emergência ou pânico.

Toda a informação recolhida por estes mecanismos é enviada através de uma ligação sem fios para uma unidade central controlada pela Protecção Civil e emitida de volta para os responsáveis pela coordenação do combate ao incêndio que se encontram no terreno, equipados com um PDA ou PC.

Sol