terça-feira, 15 de julho de 2008

12 distritos de Portugal continental com aviso Amarelo devido ao calor

Doze dos 18 distritos de Portugal continental estão hoje com aviso Amarelo devido às temperaturas elevadas, que deverão chegar aos 35 graus nos distritos de Coimbra, Évora e Beja, segundo o Instituto de Meteorologia.

O aviso Amarelo, o segundo de uma escala que vai até quatro, está em vigor até às 02:00 de quinta-feira nos distritos de Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Guarda, Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa, Portalegre, Évora e Setúbal.

No Porto, a temperatura máxima esperada é de 30º, em Lisboa 34º e Faro 27º.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) colocou na sua página alguns conselhos devido ao calor, nomeadamente a ingestão de líquidos mesmo nos casos que não se sinta sede, utilização de roupas leves, claras e largas, inibição de consumo de álcool e recurso a banho com água tépida no caso de o corpo estar muito quente.

O risco de incêndio é hoje "Máximo" em vários concelhos dos distritos de Viseu, Guarda, Bragança, Portalegre, Santarém e Castelo Branco.

O território restante do interior norte e centro apresenta uma classe de incêndio "Muito Elevado".

A classe do risco de incêndio apresenta cinco níveis e varia entre o "Reduzido" e o "Máximo".

O índice de radiação ultravioleta (UV) prevista para hoje é "Muito Alto" em todo o território continental.

O IM aconselha, entre as 12:00 e as 16:00, a utilização de óculos de Sol, chapéu, protectores solares, t-shirt e desaconselha a exposição solar às crianças.

Este índice varia, em cinco níveis, entre o "Baixo" e o "Extremo".

Lusa