sexta-feira, 18 de julho de 2008

12 distritos com aviso Amarelo, Beja poderá chegar aos 40 graus

Doze dos 18 distritos de Portugal continental estão hoje com aviso Amarelo devido à previsão de tempo quente, com temperaturas que poderão chegar aos 40 graus em Beja e 39º em Santarém.

Com aviso Amarelo, o segundo de uma escala que vai até quatro, estão os distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Lisboa, Santarém, Portalegre, Évora, Beja e Setúbal.

Lisboa vai chegar hoje aos 34º, Porto aos 28º e Faro aos 27º.

O Instituto de Meteorologia prevê para sábado a continuação de tempo quente, no entanto, para domingo aguarda-se uma diminuição das temperaturas máximas.

Quanto aos incêndios, há vários concelhos dos distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Santarém Portalegre com risco "Máximo", enquanto, na generalidade, toda a região do interior Norte e Centro apresenta um risco "Muito Elevado".

A Autoridade Nacional de Protecção Civil mantém hoje o alerta "Amarelo" devido aos incêndios.

Tal como nos dias anteriores, a radiação ultravioleta (UV) apresenta hoje valores "Muito Altos" em todo o território continental, aconselhando o IM protecções solares.

A tabela de radiação UV varia entre o "Baixo" e o "Extremo", enquanto a do risco de incêndio entre o "Reduzido" e o "Máximo", ambas com cinco níveis.

Lusa